O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Bem-vindo à seção de Diretrizes para Autores da "Revista EAD em Debate: Uma Visão Integrada entre TIC, I.A. e Educação". Nosso objetivo é facilitar o processo de submissão para nossos colaboradores, garantindo a qualidade e a consistência das publicações. Por favor, siga estas diretrizes cuidadosamente ao preparar seu manuscrito para submissão.

1. Normas de Formatação

  • Tipo de Arquivo: Submeta seu manuscrito como um documento Microsoft Word (.docx) ou PDF (.pdf).
  • Fonte e Tamanho: Utilize Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5.
  • Margens: As margens devem ser de 2,5 cm em todos os lados.
  • Título: O título do manuscrito deve ser conciso e informativo, refletindo o conteúdo do trabalho.
  • Resumo e Palavras-chave: Inclua um resumo de no máximo 250 palavras, seguido de 3 a 5 palavras-chave.

2. Estrutura do Manuscrito

  • Introdução: Contextualize o problema e especifique os objetivos do trabalho.
  • Metodologia: Descreva os métodos utilizados na pesquisa.
  • Resultados: Apresente os resultados encontrados de forma clara e objetiva.
  • Discussão: Interprete os resultados, conectando-os com estudos anteriores.
  • Conclusão: Sumarize as principais descobertas e suas implicações.
  • Referências: Listagem completa das fontes citadas no trabalho.

Artigos

Políticas da Seção de Artigos

Objetivo e Escopo:
A seção de artigos da "Revista EAD em Debate: Uma Visão Integrada entre TIC, I.A. e Educação" tem como objetivo disseminar pesquisas inovadoras e de alta qualidade que contribuam significativamente para os campos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações na educação. Buscamos artigos originais que apresentem estudos teóricos, experimentais, casos de estudo e revisões sistemáticas que abordem desafios, soluções, impactos e tendências futuras nestas áreas interdisciplinares.

Submissão de Artigos:
- Os autores devem submeter seus artigos através do sistema online de submissão da revista.
- As submissões devem estar em conformidade com as diretrizes de formatação e estilo da revista.
- Todos os artigos passarão por um processo de revisão por pares cega, onde serão avaliados por especialistas no tema abordado.
- Os autores são responsáveis por garantir que seus artigos sejam originais e não estejam sob consideração para publicação em outro lugar.

Direitos Autorais e Licenciamento:
- Ao submeter um artigo, os autores concordam em conceder à revista o direito de primeira publicação.
- Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista uma licença não exclusiva para publicar o artigo e disseminá-lo.
- Os artigos são publicados sob uma licença Creative Commons que permite que outros compartilhem e usem o trabalho, desde que o autor do trabalho seja devidamente creditado.

Política de Acesso Aberto:
- A seção de artigos adere à política de acesso aberto, proporcionando acesso livre e imediato ao seu conteúdo, com o princípio de que disponibilizar pesquisas ao público de forma gratuita apoia uma maior troca global de conhecimento.

Processo de Avaliação por Pares:
- Todos os artigos submetidos são submetidos a uma rigorosa avaliação por pares para garantir a precisão científica, relevância e originalidade.
- A revista emprega um processo de revisão cega, garantindo a imparcialidade e justiça na avaliação dos manuscritos.

Ética na Publicação:
- A revista segue estritas diretrizes éticas para todas as partes envolvidas no processo de publicação: autores, revisores e editores.
- Plágio, falsificação de dados, e outras formas de má conduta são inaceitáveis e resultarão na rejeição do manuscrito.

Retração e Correção de Artigos:
- A revista reserva-se o direito de retratar ou corrigir artigos caso se identifique erros significativos ou violações das diretrizes éticas após a publicação.

Esta seção procura fomentar um ambiente de inovação e colaboração entre pesquisadores, profissionais e estudantes, contribuindo para o avanço do conhecimento nas áreas de TIC, IA e educação. Encorajamos autores a contribuir com seus trabalhos, contribuindo assim para a construção de uma comunidade acadêmica mais rica e diversificada.

Artigo de Opnição

Políticas da Seção de Artigos de Opinião

Objetivo e Escopo: A seção de Artigos de Opinião da "Revista EAD em Debate: Uma Visão Integrada entre TIC, I.A. e Educação" tem como objetivo fornecer um espaço para vozes diversas expressarem suas perspectivas, análises e reflexões sobre temas atuais e emergentes nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Inteligência Artificial (IA) e educação. Encorajamos contribuições que provoquem reflexão, promovam diálogo e inspirem a comunidade acadêmica e o público em geral.

Critérios de Submissão:

  • Os textos devem ser originais e não podem estar sob consideração para publicação em outro lugar.
  • As opiniões e análises apresentadas devem ser fundamentadas em pesquisa e/ou experiência profissional relevante.
  • Os textos devem ser claros, concisos e escritos de maneira acessível para alcançar uma ampla audiência.
  • As submissões devem respeitar os princípios éticos, incluindo a precisão das informações e a civilidade no discurso.

Formato e Estilo:

  • Os artigos de opinião devem ter entre 800 e 1.200 palavras.
  • Devem seguir as diretrizes de formatação e estilo definidas pela revista.
  • Os autores devem fornecer uma breve biografia (até 50 palavras) que será publicada junto com o artigo.

Processo de Revisão:

  • Embora a seção de Artigos de Opinião não esteja sujeita ao mesmo processo rigoroso de revisão por pares que a seção de artigos de pesquisa, cada submissão será avaliada pela equipe editorial quanto à sua relevância, originalidade e clareza.
  • A decisão de publicar um artigo de opinião é de inteira responsabilidade dos editores da revista.

Direitos Autorais e Licenciamento:

  • Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos de opinião.
  • Ao submeter um artigo de opinião, os autores concedem à revista uma licença não exclusiva para publicar o texto e disseminá-lo.

Política de Acesso Aberto:

  • Os artigos de opinião serão publicados sob a política de acesso aberto da revista, estando disponíveis gratuitamente para todos os leitores.

Diretrizes Éticas:

  • A revista não aceitará artigos de opinião que contenham ataques pessoais, linguagem difamatória, preconceituosa ou discriminatória.
  • Espera-se que os autores apresentem suas opiniões de maneira respeitosa e construtiva.

Correções, Retrações e Apologias:

  • A revista reserva-se o direito de corrigir ou retratar um artigo de opinião se forem identificados erros significativos ou violações das diretrizes éticas.
  • Em casos de disputas ou controvérsias significativas geradas por um artigo de opinião, a revista pode optar por publicar uma resposta ou esclarecimento, a critério dos editores.

Esta seção visa enriquecer o debate e a compreensão de questões cruciais na interseção de TIC, IA e educação, oferecendo insights valiosos e promovendo uma comunidade acadêmica vibrante e engajada. Convidamos autores a compartilhar suas vozes e contribuir para a diversidade de pensamentos e perspectivas na nossa revista.

Trabalhos Acadêmicos

Políticas da Seção de Trabalhos Acadêmicos

Objetivo e Escopo: A seção de Trabalhos Acadêmicos da "Revista EAD em Debate: Uma Visão Integrada entre TIC, I.A. e Educação" visa oferecer uma plataforma para a divulgação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dissertações de mestrado e teses de doutorado que contribuam significativamente para as áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Inteligência Artificial (IA) e educação. Esta seção é dedicada a promover a disseminação de pesquisas de alta qualidade realizadas em nível de graduação, mestrado e doutorado, proporcionando reconhecimento aos trabalhos acadêmicos rigorosos e inovadores.

Critérios de Submissão:

  • Os trabalhos submetidos devem ser completos e já terem sido defendidos e aprovados pela instituição de ensino do autor.
  • As submissões podem ser resumos expandidos, capítulos selecionados ou o trabalho completo, dependendo da relevância e da contribuição para o campo.
  • É necessário incluir uma carta ou documento oficial da instituição de ensino confirmando a aprovação do trabalho.
  • Os trabalhos podem estar em português ou inglês, devendo seguir as diretrizes de formatação e estilo da revista.

Processo de Revisão:

  • Todas as submissões serão submetidas a um processo de revisão por pares, assegurando a relevância, originalidade e rigor acadêmico dos trabalhos.
  • A revisão buscará avaliar a contribuição científica do trabalho para as áreas temáticas da revista, além de sua clareza, metodologia e fundamentação teórica.

Direitos Autorais e Licenciamento:

  • Ao submeter um trabalho acadêmico, os autores concordam em conceder à revista o direito de primeira publicação.
  • Os autores retêm os direitos autorais do trabalho e concedem à revista uma licença não exclusiva para publicar e disseminar o trabalho.
  • Os trabalhos são publicados sob uma licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento e a utilização do conteúdo, desde que o autor seja devidamente creditado e que o uso não seja para fins comerciais.

Política de Acesso Aberto:

  • A seção de Trabalhos Acadêmicos segue a política de acesso aberto da revista, permitindo acesso livre e gratuito ao conteúdo, fomentando uma maior troca de conhecimento acadêmico.

Integridade Acadêmica:

  • Espera-se que todos os trabalhos submetidos sigam os mais altos padrões de integridade acadêmica. Plágio, fabricação de dados ou qualquer outra forma de má conduta acadêmica resultará na rejeição imediata do trabalho.

Política de Arquivamento:

  • Todos os trabalhos acadêmicos publicados serão preservados digitalmente em sistemas de arquivo LOCKSS e CLOCKSS, garantindo sua disponibilidade e acessibilidade a longo prazo.

Disseminação e Impacto:

  • A revista incentiva os autores a disseminar seus trabalhos publicados em plataformas acadêmicas e redes sociais, visando aumentar o impacto e a visibilidade do seu trabalho.

Esta seção tem como intuito valorizar e promover a divulgação de trabalhos acadêmicos rigorosos e inovadores, contribuindo para o avanço do conhecimento nas áreas de TIC, IA e educação. Encorajamos os autores a submeterem seus trabalhos, contribuindo para a construção de um corpo acadêmico robusto e diversificado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.