FOCO E ESCOPO
A Revista Interdisciplinar de Cuidados e Inovação em Saúde (RICIS), vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniATENEU), tem como objetivo publicar artigos científicos originais voltados para a inovação na área da saúde, promovendo a integração entre as diferentes abordagens e contribuindo para a melhoria da saúde da população. Dentro deste escopo, há interesse em divulgar iniciativas e tecnologias que facilitem o acesso à informação, o monitoramento de indicadores e gestão de serviços de saúde. A RICIS tem como foco mincentivar e veicular experiências exitosas na formação e atuação de profissionais como agentes de inovação e melhoria contínua nos serviços de saúde.
A revista se propõe ainda a divulgar estudos de casos e pesquisas que retratem relatos de experiência, devendo todos serem originais. O público-alvo do periódico são pesquisadores da área da saúde, professores e estudantes da área da saúde, e demais profissionais interessados nos referidos temas.
A Revista Interdisciplinar de Cuidados e Inovação em Saúde (RICIS) prioriza de autoria e coautoria de autores com titulação stricto sensu. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação. Não serão publicados artigos de um mesmo autor com intervalo menor que um ano, ou seja, os autores só poderão submeter artigos após um ano da última publicação.
Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pela Comissão Editorial, que realiza uma triagem inicial, averiguando adequação às normas e ao foco / escopo. Os textos que estiverem de acordo com as normas e escopo da Revista Interdisciplinar de Cuidados e Inovação em Saúde (RICIS) serão encaminhados para pesquisadores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, preferencialmente vinculados a programas de Pós-Graduação em Educação, pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo o processo de avaliação duplo cego. Nessa ocasião, o parecerista, que será impreterivelmente de instituição diferente do(s) autor(es) da submissão, vai declarar a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação; no caso de declínio outro avaliador é adicionado para o exercício da tarefa avaliativa.
Para o aceite final do artigo será necessária dupla aprovação. No caso de desacordo no duplo cego, encaminha-se a submissão a um terceiro avaliador ad hoc para o devido desempate. Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento de todos os pareceres ad hoc emitidos. Os artigos aprovados sem ressalvas serão diretamente enviados para o Conselho Editorial Científico, que poderá solicitar ajustes para qualificar o conteúdo da publicação ou encaminhar para editoração sem observações. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam em empreendê-las para dar continuidade ao processo de avaliação ou não, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo definido pelo editor. No caso de discordância nas recomendações obrigatórias, o artigo é arquivado. No caso de aceite das recomendações, as modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor, que realiza a conferência do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do artigo.
O nome dos avaliadores, bem como dos autores, no caso dos textos aprovados, será divulgado no momento da publicação do artigo. Esse procedimento mantém a avaliação duplo cego durante o processo de análise, no entanto, já sinaliza a busca pelo alinhamento com as políticas de Ciência Aberta. Dessa maneira, os pareceristas concedem concordância prévia na divulgação dos seus nomes após o término da avaliação.
PERIODICIDADE
A Revista Interdisciplinar de Cuidados e Inovação em Saúde (RICIS) tem regime de fechamento anual e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo.
O tempo para avaliação das submissões será no máximo de até 6 (seis) meses. Esse intervalo vai variar a depender da disponibilidade e agilidade dos pareceristas.
POLÍTICA DE ACESSO E OPERABILIDADE
A Revista Interdisciplinar de Cuidados e Inovação em Saúde (RICIS) oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A Revista Interdisciplinar de Cuidados e Inovação em Saúde (RICIS) está hospedada na plataforma OJS/PKP e os arquivos dos artigos são preservados por depósito em alguns indexadores.
TAXA DE SUBMISSÃO
A Revista Interdisciplinar de Cuidados e Inovação em Saúde (RICIS) não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação. No entanto, solicita-se aos autores arcarem com os custos da revisão redacional do texto submetido.
ADEQUAÇÃO À CIÊNCIA ABERTA
A Revista Interdisciplinar de Cuidados e Inovação em Saúde (RICIS) é um periódico científico de ACESSO ABERTO, ou seja, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de ACESSO ABERTO.
ANÚNCIOS E NOTÍCIAS
A Revista Interdisciplinar de Cuidados e Inovação em Saúde (RICIS) exerce sua política de publicidade por meio de notícias publicadas na página da revista e das redes sociais. O conteúdo publicado é aprovado pela equipe editorial visando a divulgação do periódico e a disseminação da ciência por ele veiculada.
INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS