O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A REVISTA CEARENSE DE PSICOLOGIA aceita para avaliação artigos científicos inéditos, que não estão sendo avaliados por outra revista, redigidos em português, digitados em editor de texto Microsoft Word.

O artigo deve ser organizado seguindo normas da ABNT e os seguintes critérios:

Título. Deve ser claro, descritivo e curto, redigido em português, em negrito e em caixa alta, acompanhado de tradução em inglês, logo abaixo entre parênteses, em caixa alta. Máximo 10 palavras

Autor(es). O artigo poderá ter, no máximo, seis autores, sendo um orientador. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser registrado(s) por extenso, tendo ao final de cada nome, uma nota de rodapé explicativa contendo a formação/titulação, a identificação da procedência institucional e um e-mail para contato.

Resumo/Abstract. Deve estar na primeira página, abaixo das informações sobre o autor. O texto do resumo deve ter de 200 a 250 palavras, com espaçamento simples.

Em relatos de pesquisa, o resumo deve conter: contextualização do tema e o problema, características da amostra, instrumentos utilizados para coleta dos dados, procedimentos, resultados e conclusões. Nas revisões sistemáticas de literatura, o resumo deve apresentar a abrangência temática, objetivos, método, principais resultados e conclusões. Na modalidade de resenha de livro não é necessário o resumo.

Palavras-chave/Keywords. De três a cinco palavras, separadas entre si por ponto e vírgula.

Texto.   Ser redigido em tamanho A4 na fonte Times New Roman, corpo 12, com 1,5 de espaçamento, margens superior e esquerda de 3 cm, e margens inferior e direita de 2 cm, numeração consecutiva de páginas, incluindo referências. Alinhamento do texto: justificado.

Devem seguir os tópicos: Título, resumo\abstract, palavras-chave, introdução, referencial teórico, metodologia, discussões, considerações finais e referencial teórico. Exceção para resenha de livro.

Número de páginas: De 15 até 20 páginas (incluindo o corpo do texto, referências bibliográficas, tabelas e figuras; excluída nessa contagem as páginas de títulos, resumos e palavra-chave).

Referências. Devem vir ao final do artigo e em ordem alfabética por autor. O prenome do autor deve vir de forma abreviada. Os títulos (livros, capítulos de livro, nomes de periódicos etc.) devem estar em negrito. Além disso, as referências devem ser elaboradas de acordo com a NBR 6023. Exemplo:

 TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Citações. Devem seguir o previsto pela NBR 10520, e utilizar o sistema autor-data. Exemplo: (SILVA, 2000). Nas citações diretas, deve-se acrescentar o número da página, e nas citações diretas com mais de três linhas, deve-se inserir o recuo à esquerda de quatro centímetros, com letra tamanho 11, espaçamento simples.

As notas de rodapé devem ser explicativas e utilizadas somente quando estritamente necessárias. Devem vir ao final de cada página e com letra tamanho 10, espaçamento simples.

Gráficos, tabelas e imagens devem apresentar alta qualidade de definição, e serem inseridos no corpo do texto, centralizados e numerados (Exemplo: Figura 1; Tabela 1), bem como devem ser legendados com um título e referências das fontes de onde foram retirados. A legenda deve ter letra tamanho 10, espaçamento simples.

Ao enviar o artigo para a REVISTA CEARENSE DE PSICOLOGIA os autores abdicam de todos os direitos de publicação do texto, incluindo imagens e dados, bem como autorizam a divulgação do artigo enviado e se responsabilizam por quaisquer contestações legais referentes à autoria. No caso de utilização de imagens (fotografias, figuras etc.) a responsabilidade pelos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores. A revista não se responsabiliza pelos conceitos, ideias e opiniões emitidas pelos autores. Em pesquisas que envolvam seres humanos, os autores se comprometem ainda a cumprir o que preconiza a Resolução 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que trata dos aspectos éticos em pesquisas, estando, portanto, identificado a aprovação pelo comitê de ética.

A correção gramatical é de responsabilidade dos autores.

Os editores da revista providenciarão a desidentificação dos autores dos artigos para fins de envio para avaliação pelo Comitê Científico, garantido assim a Avaliação Cega por Pares.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.