A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA MORAL NO SUJEITO CONTEMPORÂNEO E OS LAÇOS SOCIAIS ESCOLARES EM TEMPOS DE “BULLYING”
Resumo
A temática central deste artigo refere-se à violência e tem como compromisso primordial estabelecer a relação entre a formação da consciência moral no sujeito contemporâneo e os laços sociais escolares em tempos de “bullying”. Acreditamos na relevância e atualidade da temática devido a intensidade com que a mídia divulga a violência atual, o que transformou a segurança pública em um dos assuntos mais debatidos e de forma acalorada em todos os nichos sociais, incluindo e principalmente, nas campanhas eleitorais. A violência e sua presença em espaços escolares criados para civilizar, atormentando o real e o imaginário gerando propostas diversas para sua possível solução. Atualmente está em foco a redução da maioridade penal, bem como o judiciamento das relações entre pais e filhos, lei das palmadas, e entre escolas e alunos. Na escola isso se apresenta através de pareceres judiciais obrigando escolas a indenizarem as vítimas do “bullying” em seus espaços ou através da punição dos provocadores com leis criadas para criminalizar essa prática. Este artigo tem como referencial teórico a psicanálise, as afinidades desta teoria com temáticas ligadas à violência são inequívocas e estão presentes desde as primeiras formulações freudianas.
Abordamos a consciência moral; esta terminologia não é utilizada apenas para expressar a primeira nomenclatura utilizada por Freud para o que viria a chamar de supereu, mas é usado de forma ampla para definir aquilo que o sujeito adquire ao superar a amoralidade infantil. Onde cessa a amoralidade, pela ação dos limites impostos, das proibições de objetos de gozo, da castração, privações e frustrações, inicia a consciência moral. O estudo explicita, fundamentalmente, as repercussões das transformações sociais na atualidade e sua influência na constituição do sujeito. Tem por meta proceder uma análise do “bullying” escolar com fins de demonstrar a presença do supereu na violência moral.