A CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO CONTROLE DA ANSIEDADE EM CONCURSANDOS

  • Luciana Maia da Silva
  • Arnislane Nogueira Silva
  • Maria Leciana Nunes Pinheiro Medina
Palavras-chave: Terapia cognitivo-comportamental, Ansiedade, Concurso

Resumo

A ansiedade é uma herança biológica do ser humano, pois alerta sobre perigos iminentes, manifestando-se como reação natural e indispensável para autopreservação. Quando é desproporcional em relação ao estímulo, caracteriza-se como um transtorno, e os indivíduos vivenciam sensações físicas desconfortáveis que interferem fortemente em seu desempenho. Por conta disso, buscando melhor preparação, muitos concursandos procuram apoio na terapia cognitivocomportamental
(TCC). Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica com busca nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pepsic, onde encontrouse seis artigos, de acordo com os critérios de inclusão. Este estudo demonstrou que um preparo adequado (conhecimento técnico e emocional), juntamente com um acompanhamento psicológico, com a abordagem cognitivo-comportamental pode contribuir para diminuir a ansiedade e gerar melhor condição para a obtenção da aprovação em um concurso. Concluiu-se que a TCC contribui de forma eficaz no controle da ansiedade percebida em indivíduos que se preparam para concursos.

Publicado
2019-07-25
Seção
Artigos