TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR: BREVE REVISÃO NO CONTEXTO DA NEUROPSICOLOGIA

  • Bruna Gois Temoteo
  • Elenise Tenório de Medeiros Machado
  • Isabelle Cerqueira Sousa
Palavras-chave: TDAH, Baixo rendimento escolar, Neuropsicologia

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é diagnosticado de forma clínica e basicamente definido pela presença de déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade, e está entre os transtornos comportamentais com maior incidência nas crianças e adolescente. As dificuldades decorrentes desse transtorno na infância podem repercutir no desempenho acadêmico e interferir no processo de aprendizagem, causando um baixo rendimento escolar. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e tem como objetivo geral analisar as consequências do TDAH em relação ao baixo rendimento escolar e como objetivo específico correlacionar a neuropsicologia na avaliação e reabilitação desse transtorno. No decorrer do estudo foram apresentados resultados e discussões teóricas que abordaram a caracterização, o diagnóstico e a prevalência do TDAH, e a relação do referido transtorno com o baixo rendimento escolar das crianças. Finalizando obtém-se a conclusão da grande importância da neuropsicologia contribuindo na amenização das consequências do baixo rendimento escolar, oriundas das dificuldades do TDAH.

Publicado
2019-07-25
Seção
Artigos