MEMÓRIAS E ESCRITA DE SI, REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTITUIÇÃO DA IPD
Resumo
Este trabalho objetiva compreender a constituição da identidade docente no Estágio Supervisionado nos anos finais do ensino fundamental no curso de Licenciatura em Matemática, com foco na escrita de si, apresentar as análises realizadas dos Relatórios de Estágios Supervisionados, abordar as concepções e objetivos do Estágio Supervisionado, destacando a relação entre o "eu profissional" e o "eu individual" no magistério, além disso discute a partir de sua escrita, os desafios e possibilidades da educação matemática, considerando as memórias da escola, família, profissão, iniciação docente e as contribuições que as mesmas agregaram para constituição da Identidade Profissional Docente (IPD) embasados por fundamentações teóricas de autores como Tardif (2012), Santos & Ferro (2023), Vygotsky (2005) Morais (2010) Pimenta & Lima (2004) entre outros. O Estágio Supervisionado foi uma oportunidade significativa para a licencianda, que pôde refletir sua futura prática docente e seu papel como educadora matemática.
Referências
AUGUSTO, A. M. d. A. A dança de imagens nos escritos de Eduardo Galeano: uma aproximação às suas estratégias literárias, 2016.
FIGUEREDO, A. E. Dos S. ABREU, R. S. de. SOUZA, J. C. P. de. Saúde mental de crianças no contexto escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 08, Vol. 05, pp. 86-103. Agosto de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/criancas-no-contexto, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/criancas-no-contexto
GALEANO. Dias e noites de amor e de guerra. [tradução de Eric Nepomuceno]. Porto Alegre: L & PM Editores, 2001.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOGOY, A.S. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29 Mai./Jun. 1995.
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 109–131, 2009.
MORAIS.J.R.C. O valor do silêncio na atitude educativa do homem. uma ontologia do silêncio na escola. 2010.Dissertação Final de Mestrado. Universidade de Brasília Faculdade de Educação. Brasília-DF
PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).
PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS J.M.C.; FERRO, M.A.B. Magistério em Memória: Trajetória da Professora Cléa Lima (1943-1972). Revista Educação & Ensino, v. 7 n. 1. 2023. ISSN 2594-4444 Disponível em: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/399
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. de C. T. (2015). Desenvolvimento da Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Âmbito da Orientação de Estágio. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 29(52), 658–680.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 3. ed., 2005.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.