MEMÓRIAS E ESCRITA DE SI, REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTITUIÇÃO DA IPD

  • Francisca Karla Klissia Alves de Souza - Fortaleza, CE (Brasil) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Maria de Lourdes da Silva Neta - Fortaleza, CE (Brasil) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Memórias da formação. Licenciatura em Matemática. Silêncio. Profissional Docente.

Resumo

Este trabalho objetiva compreender a constituição da identidade docente no Estágio Supervisionado nos anos finais do ensino fundamental no curso de Licenciatura em Matemática, com foco na escrita de si, apresentar as análises realizadas dos Relatórios de Estágios Supervisionados, abordar as concepções e objetivos do Estágio Supervisionado, destacando a relação entre o "eu profissional" e o "eu individual" no magistério, além disso discute  a partir de sua escrita, os desafios e possibilidades da educação matemática, considerando as memórias da escola, família, profissão, iniciação docente e as contribuições que as mesmas agregaram para constituição da Identidade Profissional Docente (IPD) embasados por fundamentações teóricas de autores como Tardif (2012), Santos & Ferro (2023), Vygotsky (2005) Morais (2010) Pimenta & Lima (2004) entre outros. O Estágio Supervisionado foi uma oportunidade significativa para a licencianda, que pôde refletir sua futura prática docente e seu papel como educadora matemática.

Biografia do Autor

Francisca Karla Klissia Alves de Souza - Fortaleza, CE (Brasil), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Licencianda em Matemática. Email: francisca.karla.klissia01@aluno.ifce.edu.br

Maria de Lourdes da Silva Neta - Fortaleza, CE (Brasil), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Licencianda em Matemática. Email: francisca.karla.klissia01@aluno.ifce.edu.br

Publicado
2024-03-13