EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO MÉDIO PÓS BNCC

REVISÃO INTEGRATIVA

  • Edval Estevam de Melo Filho - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO
  • Walterlândia Pereira Cruz - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO
  • Stela Lopes Soares - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário INTA – UNINTA.
  • Mabelle Maia Mota - Fortaleza, CE (Brasil) Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC-CE
Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Ensino Médio.

Resumo

As diretrizes curriculares são documentos direcionadores de metodologias de ensino para escolas e professores, sendo um importante subsídio para as tomadas de decisões. A legitimidade da área da Educação Física se tornou vulnerável no Ensino Médio, mediante as últimas alterações a qual foi submetida. Sendo assim, utilizamos livros, artigos e textos como referências bibliográficas para o embasamento e composição deste. Objetiva-se analisar textos científicos os quais contemplam o assunto Currículo e Educação Física no Ensino Médio nos últimos anos, principalmente após a Base Nacional Comum Curricular. Utilizamos neste trabalho, a revisão integrativa como metodologia literária, a partir da plataforma Periódicos CAPES, a qual, utilizamos os descritores Currículo, Ensino Médio e Educação Física como referência em nossa busca avançada dentro da mesma. Encontramos um universo de 89 artigos, dos quais 12 foram os que deram base para a produção deste. Os principais resultados apontam que, após as recentes alterações sofridas no currículo, houve uma certa insegurança por parte dos professores quando a abordagem é a legitimidade da área da Educação Física e que a relação ensino-aprendizagem entre professor e aluno pode estar sendo comprometida pela ação por parte dos docentes, mediante uma possível autonomia forçada e uma suposta disciplina fragilizada. Conclui-se que a motivação de professores e alunos na área da Educação Física no Ensino Médio, assim como a formação continuada desses docentes, que se faz necessária de maneira emergente, tem o currículo como um dos responsáveis por tal feito e, por conseguinte, pela qualidade de ensino.

Biografia do Autor

Edval Estevam de Melo Filho - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO.

Walterlândia Pereira Cruz - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO.

Stela Lopes Soares - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário INTA – UNINTA.

Pós-Doutorado em andamento em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Coordenadora do Curso de Educação Física do Centro Universitário INTA – UNINTA.

Mabelle Maia Mota - Fortaleza, CE (Brasil), Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC-CE

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora do Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO. Coordenadora Escolar da Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC-CE. 

Publicado
2024-06-19