EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO MÉDIO PÓS BNCC

REVISÃO INTEGRATIVA

  • Edval Estevam de Melo Filho - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO
  • Walterlândia Pereira Cruz - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO
  • Stela Lopes Soares - Fortaleza, CE (Brasil) Centro Universitário INTA – UNINTA.
  • Mabelle Maia Mota - Fortaleza, CE (Brasil) Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC-CE
Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Ensino Médio.

Resumo

As diretrizes curriculares são documentos direcionadores de metodologias de ensino para escolas e professores, sendo um importante subsídio para as tomadas de decisões. A legitimidade da área da Educação Física se tornou vulnerável no Ensino Médio, mediante as últimas alterações a qual foi submetida. Sendo assim, utilizamos livros, artigos e textos como referências bibliográficas para o embasamento e composição deste. Objetiva-se analisar textos científicos os quais contemplam o assunto Currículo e Educação Física no Ensino Médio nos últimos anos, principalmente após a Base Nacional Comum Curricular. Utilizamos neste trabalho, a revisão integrativa como metodologia literária, a partir da plataforma Periódicos CAPES, a qual, utilizamos os descritores Currículo, Ensino Médio e Educação Física como referência em nossa busca avançada dentro da mesma. Encontramos um universo de 89 artigos, dos quais 12 foram os que deram base para a produção deste. Os principais resultados apontam que, após as recentes alterações sofridas no currículo, houve uma certa insegurança por parte dos professores quando a abordagem é a legitimidade da área da Educação Física e que a relação ensino-aprendizagem entre professor e aluno pode estar sendo comprometida pela ação por parte dos docentes, mediante uma possível autonomia forçada e uma suposta disciplina fragilizada. Conclui-se que a motivação de professores e alunos na área da Educação Física no Ensino Médio, assim como a formação continuada desses docentes, que se faz necessária de maneira emergente, tem o currículo como um dos responsáveis por tal feito e, por conseguinte, pela qualidade de ensino.

Biografia do Autor

Edval Estevam de Melo Filho - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO.

Walterlândia Pereira Cruz - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO.

Stela Lopes Soares - Fortaleza, CE (Brasil), Centro Universitário INTA – UNINTA.

Pós-Doutorado em andamento em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Coordenadora do Curso de Educação Física do Centro Universitário INTA – UNINTA.

Mabelle Maia Mota - Fortaleza, CE (Brasil), Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC-CE

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora do Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO. Coordenadora Escolar da Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC-CE. 

Referências

ANDRADE, N. F. Formação profissional em Educação Física brasileira: uma súmula da discussão dos anos de 1996 a 2000. Revista brasileira de ciências do esporte. v. 22, n. 3, p. 1-15, 2001. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/381/325. Acesso em: 12 Set 2023.

BAGNARA, I. C.; BOSCATTO, J. D. A Educação Física no ensino médio integrado a partir dos marcos legais: da negação às possibilidades. Educação em revista - periódico eletrônico UFMG. v. 38, n. 19, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hhqPjd5Ky8gzxgzxfg9k9Gg/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 09 Set. 2023.

BARBOSA, S.F.; SANTOS, M. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: análise da concepção de currículo presente nos projetos pedagógicos de curso do IFPA/Campus de Itaituba. Revista Espaço do Currículo, v. 16, n. 2, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63883. Acesso em: 14 nov. 2023.

BELTRÃO, J. A.; TAFFAREL, C. N. Z.; TEIXEIRA, D. R. A Educação Física no Novo Ensino Médio: Implicações e Tendências Promovidas pela Reforma e pela BNCC. Práxis Educacional, v. 16, n. 43, p.656-680, 2020. Disponível em https://doi.org/10.22481 /rpe.v16i43.7024. Acesso em: 30 out. 2023.

BRACHT, V.; A Educação Física escolar no Brasil o que ela vem sendo e o que ela pode ser. Ijuí: Editora Unijuí, 2019.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Brasília: MEC. 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb02_99.pdf. Acesso em: 09 Set. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio. Acesso em: 06 Set. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/novo-ensino-medio. Acesso em: 09 Set 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: PGR, [2017]. Disponível em: https://escola.mpu.mp.br/conteudos-educacionais/cursos/aperfeicoamento/direito-a-educacao-e-politicas-publicas/direito-a-educacao-e-principios-revisado.pdf. Acesso em 09 Set 2023.

BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Disponível em: http://bit.ly/1mTMIS3. Acesso em: 10 dez. 2023.

BRASIL. Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe. Resolução normativa nº 20, de 20 de maio de 2021, 2021. Disponível em: https:// https://siae.seduc.se.gov.br/siae.servicefile/api/File/Downloads/958c9176-5877-4d98-b983-1e2be88e5727. Acesso em: 12 nov. 2023.

COFFANI, M. C. R. S.; GOMES, C. F. Reflexões sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP. v. 47, n. 20, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Z3VMQT6qDr5SY384SwWvqYf/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2023.

CRUZ, R. L.; NEGRÃO, A. R. M.; ABREU, M. C. P. Concepções e perspectivas à Educação Física na base nacional comum curricular do ensino médio no Brasil. Motrivivencia Revista de Educação Física, esporte e lazer, v. 32, n. 62, p. 01-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e66752. Acesso em: 31 out 2023.

GANDIN, L. A.; LIMA, I. A. A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais. In: Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, n. 3, p. 651-664, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/pHbhwFvxKmGNtMDGQd6Ltqx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 nov. 2023.

GILIOLI, E. B.; GALUCH, M. T. B.; SANCHES, E. O. BNCC, Ensino Médio e Educação Física: Formação de habilidades e de competências. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 18, n. 00, p. e023006, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15694. Acesso em: 12 nov 2023.

GOMES, V. C.; ARAÚJO. C. C.; MORAIS, R. P. Profissionalização do ensino médio no Brasil: a educação dirigida à classe trabalhadora. Revista educação em debate, ano 39, n. 73, p. 171-190, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28223. Acesso em: 15 nov. 2023.

HUGO, X.; SANCHES, X. Esporte educacional e desenvolvimento humano: a perspectiva das demandas ambientais na Educação Física Escolar. Fortaleza: EdUECE / CREF5, 2018.

LEITE, F. E. P.; BARROS, D. J. L. C. Análise sobre as mudanças para a Educação Física no ensino médio à luz da BNCC: desafios na docência e para a formação de professores. In: Universidade Estadual de Roraima – UERR / Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, Dossiê: Possibilidades e Desafios da Educação Física no Ensino Médio (S. I.), p. 20-44, 2023. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/54. Acesso em: 01 nov. 2023.

LIBÂNEO, J. C.; Didática. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; SILVA, S. A. P. S. Reflexões sobre possibilidades para o desenvolvimento da cidadania por meio da Educação Física no ensino médio. Revista Pensar a Prática – Universidade de Goiás, v. 21, n. 3, p. 722-733, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48130. Acesso em: 01 nov. 2023.

MANESCHY, G. M.; DA SILVA, R. A. A formação do professor de Educação Física e sua relação com o lazer: reflexões e desafios atuais. Lecturas Educación Física y Deportes - EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 18, n. 190, Mar 2014. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd190/a-formacao-de-educacao-fisica-e-lazer.htm. Acesso em: 06 set. 2023.

MARQUES, F. J. da S.; PRADO, J. C. S.; FONTENELLE, R. O. dos S. Práticas interdisciplinares e deus desafios: vivências de professores do ensino médio do município de Santana Do Acaraú-Ce, Brasil, Revista Educação & Ensino. ISSN: 2594-4444, Fortaleza, v. 6, n. 2, jul./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/364 Acesso em: 12. dez. 2023

MARTINS, X.; Cuidar da casa comum: da natureza, da vida, da humanidade. Oportunidades e responsabilidades do Desporto e da Educação Física. Fortaleza: EdUECE / CREF, 2018.

MOLINA, R. K.; NETO, V. M. O pensamento dos professores de Educação Física sobre a formação permanente no contexto da escola cidadã: um estudo preliminar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 3, p. 73-85, 2001.

MONTEIRO, L. Educação física no ensino médio: um direito ameaçado. Revista Iniciação à docência, v. 6, n. 1, p. 138-153, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8450. Acesso em: 02 nov. 2023.

MORENO, D. B.; ANDRADE, C. A. B. de; ALVES, M. E. C.; RODRIGUES, L. C. A percepção dos gestores das escolas de ensino médio em Fortaleza sobre a importância da educação física como componente curricular. Caderno de Educação Física e Esporte – CEFE, v. 19, n. 3, p. 59-64, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27514. Acesso em: 31 Out 2023.

MOTA, M. M; MARTINS, R. M. Esportes: Para pensar e agir na Educação Física escolar. Educação Física Escolar: possibilidades metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2015.

MURIA, A. J. Formação de professores do desporto e a exigência da complexidade. Cuidar da casa comum: da natureza, da vida, da humanidade. Oportunidades e responsabilidades do Desporto e da Educação Física, v. 1, Fortaleza: EdUECE / CREF, 2018.

OLIVEIRA, N. D.; OLIVEIRA, M. R. R. de; BATISTA, A. P.; PEREIRA, R. S.; ARAÚJO, A. C. de. Currículo do Ensino Médio no estado de Sergipe (Brasil): noções de linguagem e implicações para educação física. Revista Educación Física y Ciencia, v. 25, n. 1, e244, 2023. Disponível em: https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/efyce244. Acesso em: 03 nov. 2023.

PACHECO, G. F. Z.; SILVEIRA, S. R. O currículo de Educação Física no Ensino Médio do estado de São Paulo na voz dos professores: uma avaliação pré-reforma. Olhar de Professor, v. 24, n. 21, p.1-21, 2021. Disponível em: https://web.s.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfvie wer?vid=11&sid=b379cd4d-1f66-4f06-b199-7e2c3a030d0f%40redis. Acesso: em 30 out. 2023.

O DIA A DIA do professor: como se preparar para os desafios da sala de aula. Revista Nova Escola. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2014.

SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.

SANTOS, M. A. B; FERNANDES, M. P. R; FERREIRA, H. S. A disciplina de Educação Física no ensino médio: reflexões sobre a prática docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 3, p. 1113-1123, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11293. Acesso em: 30 out. 2023.

SANTOS, S. A; SILVA, E. F; MILAN, D. O Novo Ensino Médio: das dificuldades do projeto à sua implementação. Revista Olhar de professor - Universidade Estadual de Ponta Grossa. v. 25, n. 18, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20361/209209217173. Acesso em: 11 set. 2023.

SILVA, R. R. D. A questão do protagonismo juvenil no Ensino Médio brasileiro: uma crítica curricular. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. v. 31, n. 118, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/L3YtRDW6FdDzVsXdswMzDHs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2023.

SOARES, J.F; ALVES. M. T. G.; FONSECA, J.A. Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira. Revista Brasileira de Estudo de População. v. 38, n. 21, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/9ZRM8LBTqQMHMDQNJDwjQZQ/#. Acesso em: 09 set. 2023.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1 Pt 1):102-6.

TOMPSON, D.; ROSSI, R. S. A importância da Educação Física para adolescentes do ensino médio. Trabalho de Conclusão de curso de Educação Física – Centro Universitário Uninter. Coritiba-PR, p. 01-16, 2022. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/777. Acesso em: 15 dez. 2023.

Publicado
2024-06-19
Como Citar
ESTEVAM DE MELO FILHO - FORTALEZA, CE (BRASIL), E.; PEREIRA CRUZ - FORTALEZA, CE (BRASIL), W.; LOPES SOARES - FORTALEZA, CE (BRASIL), S.; MAIA MOTA - FORTALEZA, CE (BRASIL), M. EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO MÉDIO PÓS BNCC. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 19 jun. 2024.