CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES PARA AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

  • Carla Maria Leidemer Bruxel - Ijuí, RS (Brasil) Rede Municipal de Ensino de São Martinho, RS
  • Vidica Bianchi - Ijuí, RS (Brasil)
Palavras-chave: Letramento. Leitura e escrita. Formação de professores. Soares.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre as contribuições de Magda Soares para as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e o levantamento de dados foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A organização dos dados segue os pressupostos da análise textual discursiva (Moraes; Galiazzi, 2022). O corpus da pesquisa é constituído por 12 trabalhos, e foram organizados em categorias: a) Alfabetização e letramento; e b) Formação de professores. Evidenciou-se que a alfabetização na perspectiva do letramento, envolve experiências práticas com diversos gêneros textuais que circulam socialmente. Cabe ao professor fazer a intermediação desse processo para que os alunos participar efetivamente da cultura letrada. A formação de professores contribui com ações pedagógicas que favorecem a inserção social do aluno no mundo letrado e escrito.

Biografia do Autor

Carla Maria Leidemer Bruxel - Ijuí, RS (Brasil), Rede Municipal de Ensino de São Martinho, RS

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Martinho, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Vidica Bianchi - Ijuí, RS (Brasil)

Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). 

Publicado
2024-06-19