DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SÉCULO XXI

  • Francisca Jorzana da Silva Marques - Sobral, CE (Brasil)
  • Júlio César Sousa Prado - Fortaleza, CE (Brasil) Universidade Estadual do Ceará (UECE),
Palavras-chave: Coordenador. Escola. Formação Continuada. Pós-modernidade.

Resumo

A era pós-moderna evidenciou diversas mudanças em todos os âmbitos sociais, interferindo inclusive, no sistema de educação básica, trazendo inovações e novas discussões. Dentro desse cenário, o coordenador pedagógico atua como um agente articulador, elaborando estratégias, auxiliando professores e contribuindo para o processo de aprendizagem. Por essa razão, o atual estudo traz uma reflexão a respeito dos desafios e perspectivas da coordenação pedagógica dentro da educação básica no século XXI. Através do estudo da literatura atual foi evidenciado que dentre os obstáculos do exercício da profissão, está a confusão sobre as funções corretas do coordenador, dificuldade em formar equipes ativas e adaptação a novos contextos sociais e tecnológicos. Contudo, a formação continuada pode auxiliar na superação desses entraves, e assim, garantir o sucesso no processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Francisca Jorzana da Silva Marques - Sobral, CE (Brasil)

Bióloga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. 

Júlio César Sousa Prado - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE),

Doutorando em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado
2024-06-24
Como Citar
JORZANA DA SILVA MARQUES - SOBRAL, CE (BRASIL), F.; CÉSAR SOUSA PRADO - FORTALEZA, CE (BRASIL), J. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SÉCULO XXI. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 24 jun. 2024.