Cenário prospectivo da docência na Educação a Distância brasileira frente ao avanço da Inteligência Artificial Generativa

uma revisão integrativa

Palavras-chave: IA na EaD, Ensino online, Docência virtual, IA na Educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir de forma prospectiva o fenômeno da Inteligência Artificial (IA) e possíveis implicações na docência na Educação a Distância. A metodologia é qualitativa, exploratória, e método da Revisão Sistemática de Literatura. As buscas foram feitas no Periódico Capes e Google Acadêmico, com 357 achados, resultando em um corpus de 11 artigos. Como resultado, apresentou uma síntese, identificando que a IA fez surgir na Educação: preocupações, por falta de preparo à realidade; um campo em expansão, com contribuições em recursos e tarefas; e desafios, exigindo discussões e ações. Conclui destacando a importância de: formação docente, adoção responsável da tecnologia, participação humana no ensino e harmonia entre automação e humanização na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Daliane Ferreira Barroso (Fortaleza - CE, Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda e Mestre em Educação (UFC). Especialista em Tecnologias Educacionais e Docência para a Educação Profissional e Tecnologica pelo IFCE. Professora da SEDUC-CE. E-mail: dalianebarroso@gmail.com 

Sinara Socorro Duarte Rocha (Paracuru - CE, Brasil), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora e Mestre em Educação (UFC). Pedagoga, pesquisadora em Educação a Distância e Tecnologias na Educação, professora da Educação Profissional e Tecnológica (IFCE). E-mail: sinara.duarte@ifce.edu.br 

Cassandra Ribeiro Joye (Fortaleza - CE, Brasil), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção (UFSC), pedagoga, pesquisadora e colaboradora no PPGE-UFC em Tecnologias Digitais na Educação, Educação a Distância. E-mail: projetos.cassandra@gmail.com 

Karytia Nayara Gonçalves da Silveira Nobre (Maracanaú - CE, Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda e Mestre em Educação (UFC). Licenciada em Pedagogia (UFC) E-mail: karytiasilveira@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0003-6943-370 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2804434414762209

Luiz Felipe Araújo Azevedo (Fortaleza - CE, Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação (UECE), Mestre pelo PROFMAT (UFC). Professor, pesquisador e formador em Avaliações Externas, SAEB e SPAECE (SEDUC-CE). Email: luizfelipematematica@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/2479788631681651

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 15 jun. 2025.

BRASIL. Portaria Normativa nº 11, de 20/06/2017. Decreto nº 9.057. Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm Acesso em: 2 fev. 2025.

BULEGON, A. M.; PRETTO, V. Educação mediada por tecnologias de informação e comunicação: possibilidades no ensino e as novas práticas pedagógicas. Diálogos Plurais. 2020. Disponível em: https://hal.science/hal-02518656 Acesso em: 10 maio. 2025.

CASTRO, J. B. Formação de professores que ensinam Matemática: produção de Recursos Educacionais Digitais para a construção de significados. In: VI Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Campina Grande, UEPB, 2024. Disponível em: 10.29327/1413695.6-17 Acesso em: 5 fev. 2025.

CAVALCANTE, L. T. C.; OLIVEIRA, A. A. S. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicologia em Revista, v. 26, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12005/18070 Acesso em: 23 jan. 2025.

CRUZ, S. dos S.; et al., Mediação pedagógica e as tecnologias da informação e comunicação como estratégias de ensino-aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva. Revista Educação & Ensino, v. 8, n. 1, 3 jul. 2024. Disponível em: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/650/433

Acesso em: 25 jun. 2025.

DUCI, J. R. Metamorfoses da autoridade: do professor ao algoritmo. Tese de Doutorado, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, 2019.

GALVÃO, M.C.B.; RICARTE, I.L.M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2020. Disponível em:https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835 Acesso em: 4 jan. 2025.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017. 208p.

GUIMARÃES, U; et al., Metodologias Ativas: docência com Inteligência Artificial. Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 7. 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3535 Acesso em:1 fev. 2025.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ensino Superior. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados Acesso em: 25 mar. 2025.

JOYE, C. R; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de Covid-19. Research, Society and Development, 9(7): 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299/3757 Acesso em: 29 dez. 2024.

LEE, K. Inteligência Artificial: como robôs estão mudando o mundo. Rio de Janeiro: Globo Livros, 6a ed. 2023.

MARQUES, J. P. Utilização de redes sociais e sua influência na saúde mental de adolescentes. Revista Educação & Ensino, v. 9, n. 1, [s. p.], 25 jul. 2024. Disponível em: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/822 Acesso em: 23 jun. 2025.

MARTINS, D. C.; JUSTUS, J. F. C. O uso de TDIC por professores da Salas de Recursos Multifuncionais durante o período de pandemia. Revista Educação & Ensino, v. 8, n. 1, 19 jun. 2024. Disponível em: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/631 Acesso em: 25 jul. 2025.

MICROSOFT. Descubra o potencial da IA com o Copilot. 2024. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/windows/copilot-ai-features?r=1 Acesso em: 18 dez. 2024.

MORAES, E. B; et al. Educação 4.0 e seus benefícios para o ensino na era da quarta Revolução Industrial. Exacta, 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/exacta/article/view/21340Acesso em: 5 jan. 2025.

OPENAI. Improving Language Understanding by Generative Pre-Training. 2018. Disponível em: https://cdn.openai.com/research-covers/language-unsupervised/language_understanding_paper.pdf Acesso em: 10 maio 2025.

RICIERI, D. V.; FARIAS, A. M. G .; BARRETO, R. V. G.; SOUZA, F. R. Erros comuns de docentes sem letramento em Inteligência Artificial: uma revisão integrativa para o ensino superior. Peer Review Journals, [S. l.], v. 6, n. 7. 2024. Disponível em: https://peerw.org/index.php/journals/article/view/1986 Acesso em: 16 fev. 2025.

ROCHA, S. S. D; JOYE, C. R; MOREIRA, M. M. A educação a distância na era digital: tipologia, variações, uso e possibilidades da educação online. Research, Society and Development. 9 (6). 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3390/3613 Acesso em: 18 jan. 2025.

SAMSUNG. Entre na nova era da IA móvel com a linha Samsung Galaxy S24. Samsung Brasil. 2024. Disponível em: https://news.samsung.com/br/ Acesso em: 28 dez. 2024.

SANTAELLA, L. A inteligência artificial é inteligente? São Paulo: Almedina, 2023.

SANTOS, R.; PROFETA, G. A. C.; PROFETA, R. A. Por uma (não)reinvenção da educação: a inteligência artificial e o deslocamento do papel tradicionalmente atribuído ao professor. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3. 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75784 Acesso em: 26 jan. 2025.

SANTOS, S. E. F.; JORGE, E. M. F; WINKLER, I. Inteligência artificial e virtualização em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: desafios e perspectivas tecnológicas. Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1. 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656150 Acesso em: 2 fev. 2025.

SILVA, R. A. R. Entendimento dos docentes sobre uso do ChatGPT na Educação. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 3. 2024. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3020 Acesso em: 10 fev. 2025.

TEODORO, F. C. A; et al. Desafios e perspectivas na utilização das tecnologias de informação e comunicação pelos professores em sala de aula. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 5, 2024. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/4066 Acesso em: 10 jul. 2025.

UNESCO. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris, 2024. 48p.

UNESCO. Resumo do Relatório do Monitoramento Global da Educação 2023. Paris, 2023. 35p.

VELOSO, B. G; MILL, D. Relações de saber e poder na educação a distância: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 27. 2020. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8852 Acesso em: 3 mar. 2025.

WEBBER, C. G.; FLORES, D. Roteiro para a integração da inteligência artificial em experiências de ensino. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2. 2023. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6861 Acesso em: 21 fev. 2025.

Publicado
2025-10-18
Como Citar
FERREIRA BARROSO, M. D.; ROCHA, S. S. D.; JOYE, C. R.; NOBRE, K. N. G. DA S.; AZEVEDO, L. F. A. Cenário prospectivo da docência na Educação a Distância brasileira frente ao avanço da Inteligência Artificial Generativa. Revista Educação & Ensino , v. 9, n. 1, 18 out. 2025.