Qualificação de periódicos científicos do COMED/UFRR
indexação e adesão à ciência aberta
Resumo
Este artigo apresenta os resultados preliminares do projeto "Qualificação de Periódicos Científicos do COMED/UFRR: Indexação e Adesão à Ciência Aberta", desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). A pesquisa parte da seguinte questão: como qualificar revistas emergentes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), como a Revista Educação, Pesquisa e Inclusão (REPI), para que atendam aos critérios de indexação internacional e adesão à ciência aberta? Para isso, foram analisados o perfil do público-alvo, a classificação no sistema Qualis da CAPES, a origem geográfica dos acessos à revista, os temas mais abordados nas publicações e a distribuição regional dos autores. O objetivo é propor estratégias para a qualificação científica e tecnológica da REPI, ampliando sua relevância acadêmica por meio da internacionalização, melhoria da indexação e adequação às práticas editoriais da ciência aberta. A metodologia utilizada baseia-se na análise de dados disponíveis na própria página da revista e no sistema Qualis da CAPES. Os resultados evidenciam desafios na indexação e na adesão aos princípios da ciência aberta, mas também reforçam o papel da REPI na democratização do acesso ao conhecimento científico na região amazônica.
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