Qualificação de periódicos científicos do COMED/UFRR

indexação e adesão à ciência aberta

Palavras-chave: Qualificação de periódicos. Ciência aberta. Indexação. Educação inclusiva.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados preliminares do projeto "Qualificação de Periódicos Científicos do COMED/UFRR: Indexação e Adesão à Ciência Aberta", desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). A pesquisa parte da seguinte questão: como qualificar revistas emergentes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), como a Revista Educação, Pesquisa e Inclusão (REPI), para que atendam aos critérios de indexação internacional e adesão à ciência aberta? Para isso, foram analisados o perfil do público-alvo, a classificação no sistema Qualis da CAPES, a origem geográfica dos acessos à revista, os temas mais abordados nas publicações e a distribuição regional dos autores. O objetivo é propor estratégias para a qualificação científica e tecnológica da REPI, ampliando sua relevância acadêmica por meio da internacionalização, melhoria da indexação e adequação às práticas editoriais da ciência aberta. A metodologia utilizada baseia-se na análise de dados disponíveis na própria página da revista e no sistema Qualis da CAPES. Os resultados evidenciam desafios na indexação e na adesão aos princípios da ciência aberta, mas também reforçam o papel da REPI na democratização do acesso ao conhecimento científico na região amazônica.

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Biografia do Autor

Karla Colares Vasconcelos (San José - San Pedro, Costa Rica), Universidad de Costa Rica

Pós-doutoranda em Educação pelo PPGE/UECE e pela Universidad de Costa Rica - UCR, Falcultad de Educación; Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Docente da UFRR, professora da Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) e editora da revista REPI/UFRR. E-mail karla.colares@ufrr.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/1970387833327021

Mariana Lacayo Campos (San José - San Pedro, Costa Rica), Universidad de Costa Rica

Maestra en Académica en Bibliotecología y Estudios de la Información, con énfasis en investigación en la Universidad de Costa Rica, en la cual fue homenajeada como primer promedio del Posgrado en Bibliotecología y Estudios de la Información. Bachiller en Bibliotecología con énfasis en Ciencias de la Información y en Bibliotecología con énfasis en Bibliotecas Educativas, por la Escuela de Bibliotecología y Ciencias de la Información (EBCI) de la Universidad de Costa Rica. Diplomado en Edición de Revistas Académicas por la Universidad Autónoma de México. Obtuvo Mención Honorífica para los cuatro títulos mencionados anteriormente. Más de catorce años de experiencia ejerciendo como bibliotecóloga en la Biblioteca de la Facultad de Educación y más de cinco años como editora en la Revista Educación, ambos cargos en la Universidad de Costa Rica. Forma parte del Comité Editorial de cinco revistas internacionales de países como Estados Unidos, Brasil y Perú, además es investigadora en dos proyectos inscritos en Brasil. Ha asistido a congresos internacionales, conversatorios y ha sido lectora de Trabajos Finales de Graduación, así como evaluadora de artículos científicos. E-mail: mariana.lacayo@ucr.ac.cr

Datyane Freitas de Alencar (Boa Vista - RR, Brasil ), Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo – CHS pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Bolsista do CNPq, com interesse nas áreas de educação, tecnologias, projetos de qualificação de periódicos científicos e ciência aberta. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5971135299712410 E-mail: datyanedealencar@gmail.com

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Publicado
2025-10-18
Como Citar
VASCONCELOS, K. C.; CAMPOS, M. L.; ALENCAR, D. F. DE. Qualificação de periódicos científicos do COMED/UFRR. Revista Educação & Ensino , v. 9, n. 1, 18 out. 2025.