ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Discutir inclusão escolar implica reconhecer a necessidade de acesso universal à educação, respeitando as diversidades físicas, intelectuais, sexuais e religiosas dos estudantes. Este estudo, por meio de revisão bibliográfica, examina como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recurso Multifuncionais (SRM), junto às legislações vigentes, pode fomentar atividades pedagógicas inclusivas, especialmente com o apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em casos específicos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual, Visual e Auditiva. O artigo reflete sobre os marcos normativos na evolução da Educação Inclusiva, utilizando uma revisão integrativa em bases de dados de pesquisa. A pesquisa ressalta o papel das TDIC no desenvolvimento cognitivo dos estudantes com deficiência, promovendo a inclusão no ambiente educacional e destacando a importância de professores especializado e em constante atualização.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.