ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Jaqueline Braulino Neves Gouveia Guerreiro - Rio de Janeiro, RJ (Brasil) Centro Universitário Carioca (UniCarioca)
  • Mabiane Rodrigues Oliveira da Silva - Rio de Janeiro, RJ (Brasil) Centro Universitário Carioca (UniCarioca)
  • Mariza Sueli de Oliveira Sodré - Rio de Janeiro, RJ (Brasil) Centro Universitário Carioca (UniCarioca)
  • Sheila Ferreira da Silva Arantes - Rio de Janeiro, RJ (Brasil) Centro Universitário Carioca (UniCarioca)
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumo

Discutir inclusão escolar implica reconhecer a necessidade de acesso universal à educação, respeitando as diversidades físicas, intelectuais, sexuais e religiosas dos estudantes. Este estudo, por meio de revisão bibliográfica, examina como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recurso Multifuncionais (SRM), junto às legislações vigentes, pode fomentar atividades pedagógicas inclusivas, especialmente com o apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em casos específicos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual, Visual e Auditiva. O artigo reflete sobre os marcos normativos na evolução da Educação Inclusiva, utilizando uma revisão integrativa em bases de dados de pesquisa. A pesquisa ressalta o papel das TDIC no desenvolvimento cognitivo dos estudantes com deficiência, promovendo a inclusão no ambiente educacional e destacando a importância de professores especializado e em constante atualização.

Biografia do Autor

Jaqueline Braulino Neves Gouveia Guerreiro - Rio de Janeiro, RJ (Brasil), Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Mestranda do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca). Pós-Graduada com Especialização em Transtorno do Espectro Autista (CBI of MIAMI). Coordenadora Pedagógica na SMERJ (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro). Professora com 20 anos de experiência na SMERJRJ.

Mabiane Rodrigues Oliveira da Silva - Rio de Janeiro, RJ (Brasil), Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Mestranda do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca). Pós-graduada em Ciências Biológicas pela FIJ (2012). Possui graduação em Pedagogia pela FEUC. Servidora Pública do Município de Mangaratiba. 

Mariza Sueli de Oliveira Sodré - Rio de Janeiro, RJ (Brasil), Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Doutora em Ciências (FIOCRUZ, RJ), Mestre pela UFRJ, graduada em Ciências Biológicas pela UFRRJ. Professora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca (UniCarioca). 

Sheila Ferreira da Silva Arantes - Rio de Janeiro, RJ (Brasil), Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Doutoranda em Informática, professora do Mestrado em Novas tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca), pós-graduada em Planejamento, implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Gestão escolar (UBM) e em Psicopedagogia Institucional (UCB), graduada em Pedagogia (UniverCidade). 

Publicado
2024-06-24